Por que a Hidradenite Supurativa é mais comum em mulheres?

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia indicam que a doença é três vezes mais frequente em mulheres.

Um dos principais fatores associados à maior prevalência da HS em mulheres é a influência hormonal. A doença frequentemente se manifesta após a puberdade, quando há um aumento significativo nos hormônios. No caso das mulheres, essas oscilações ao longo da vida, ainda mais intensas nos ciclos pré-menstruais, parecem desempenhar um papel importante na atividade da hidradenite.

Além disso, eventos hormonais marcantes, como a gravidez, também influenciam. Enquanto algumas mulheres podem experimentar melhora significativa nos sintomas durante a gestação devido a mudanças imunológicas e hormonais (como níveis mais estáveis de estrogênio), outras podem enfrentar piora ou surgimento da condição no período pós-parto, quando o corpo retorna ao estado pré-gestacional.

Da mesma forma, a menopausa pode trazer um pouco de alívio para algumas pacientes, mas a terapia de reposição hormonal (quando indicada) pode reativar os sintomas dependendo da composição utilizada. Essa variabilidade reflete a complexidade do impacto dos ciclos hormonais na HS e reforça a necessidade de abordagens personalizadas no tratamento, considerando a fase de vida de cada mulher.

Posts relacionados